Tempos atrás, conversei com uma pessoa que me disse: Eu tenho comigo uma certeza de que sou saudável.
Eu respondi: Realmente, olhando pra você, também acho que está tudo bem, mas você já fez seus exames médicos? A resposta foi negativa e a dúvida da saúde ficou no ar.
Quando se trata de saúde emocional, pode acontecer a mesma coisa. Nem sempre o que aparentamos é um reflexo do que se passa por dentro. Segundo o texto bíblico, quando Marta estava de um lado para o outro, trabalhando para servir bem a Jesus e aos outros ali, ficou agitada e questionou se Jesus não via que Maria não estava ajudando em nada.
Jesus, que não responde como eu pelas aparências externas, foi no centro do problema: “Marta, Marta, você está ansiosa e te preocupas com muitas coisas.”
(Lucas 10.41-42). Hoje em dia não somos diferentes. Você sabia que o Brasil é um dos pais que mais tem pessoas com transtorno de ansiedade?
Até certo ponto, a ansiedade é boa. Ela faz parte das nossas atitudes para que possamos nos programar e alcançar objetivos. O grande problema é que quando a ansiedade é intensa, pode gerar transtornos e nos trazer sofrimento.
E quantas vezes estamos ansiosas e nos ocupando de coisas futuras, até passando mal e nem sabemos qual a angústia escondida nisso tudo. Um sorriso pode esconder uma mágoa, um grito pode esconder uma insegurança, uma reclamação pode ser um grito por socorro.
Precisamos de um raio x da nossa alma e quem pode nos ajudar é Deus. Ele vê muito além do que eu vejo e sabe exatamente porque eu fico agitada de um lado para outro.
A solução para a queixa de Marta, não era simplesmente Maria ir ajudá-la, porque não resolveria a inquietação dela.
Assim como as soluções que achamos que serão boas para a nossa ansiedade, nem sempre alcançarão as angústias que nos afligem.
Quando Jesus fala para Marta sobre a melhor parte, é um convite para que ela sente para ouvir o leitor de almas e que tem o presente da salvação para nós.
Ore hoje para que Deus a ajude nos momentos de ansiedade, mostrando quais angústias e preocupações você tem na sua alma, que trazem sintomas físicos, emocionais e espirituais.
Simone Garcia
Simone Garcia Aquino da Cruz é membro da IPJI, formada em Psicologia pela Universidade Paulista e atua como 1a secretária na SAF.