Impactados pela maternidade

A bíblia, a história, a psicologia e a sociedade são exemplos de esferas do conhecimento humano que descrevem fortemente o impacto do papel fundamental da mulher como mãe...

O papel fundamental da mulher como mãe


A bíblia, a história, a psicologia e a sociedade são exemplos de esferas do conhecimento humano que descrevem fortemente o impacto do papel fundamental da mulher como mãe.

Abre a boca com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Provérbios 31:26

No Dia das Mães, lembramos não apenas das mães que são nossos anjos na Terra, mas também daquelas cujas jornadas são marcadas por lutas e desafios. A Bíblia nos mostra uma variedade de relações maternas, algumas cheias de amor e sabedoria, como Maria mãe de Jesus, e outras marcadas por dificuldades e imperfeições. Como a história de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú, o relato bíblico nos lembra que mesmo as mães virtuosas podem enfrentar dilemas e tomar decisões que têm consequências complexas (Gênesis 25:19-34).

E em meio a alguns combates, podemos estender nossa compaixão às mães que enfrentam batalhas pessoais e às relações que ainda estão em processo de cura. Cultivando empatia, compreensão e amor incondicional, como nos ensina o amor de Deus por nós. Oferecendo suporte às necessidades físicas, emocionais e espirituais.

A história diz que o Dia das Mães tem suas raízes na Grécia Antiga. No entanto, a celebração moderna do Dia das Mães tem suas origens mais próximas nos Estados Unidos quando Ann Reeves Jarvis, uma ativista social, após a Guerra Civil Americana, organizou reuniões de Mães da Amizade, onde mães se reuniam para promover a reconciliação entre ex-soldados. Entre os anos 1908 e 1914 a data começou a ser celebrada em muitos estados norte-americanos. Desde então, o Dia das Mães se espalhou por todo o mundo, sendo uma ocasião para expressar amor e gratidão pelas mães e figuras maternas em nossas vidas.

A psicologia oferece uma perspectiva multifacetada sobre a maternidade, explorando não apenas os aspectos biológicos e emocionais, mas também os sociais e culturais. A psicologia infantil estuda como a relação entre mãe e filho influencia o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. A psicologia também estuda como as mulheres constroem sua identidade como mães, negociando seus papéis como indivíduos, parceiras e cuidadoras. Examinando ainda diferentes estilos parentais adotados pelas mães e seu impacto no comportamento e no desenvolvimento das crianças. 

O papel materno é fundamental na formação e na estruturação da sociedade em diversos aspectos, incluindo o desenvolvimento emocional e social dos filhos através do cuidado e afeto durante os primeiros anos de vida. Tendo impacto significativo na formação de vínculo afetivo, autoestima e na capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis. As mães não raramente são responsáveis por transmitir valores éticos, morais e culturais para seus filhos. Seu apoio têm um impacto significativo no desempenho acadêmico e no sucesso educacional dos filhos, influenciando as escolhas de carreira e a participação no mercado de trabalho. 

As relações sociais estão em constante transformação cultural, e a missão materna tem sido assumida não somente por mães biológicas, mas também por mães adotivas que transformam destinos com sua dedicação; por madrastas que tem um papel desafiador acolhendo e amando, mesmo quando não se é esperado; por mentoras e cuidadoras oferecendo orientação que moldam caminhos; por avós que assumem esse papel materno atravessando gerações e por figuras maternas na sociedade que estão comprometidas com o cuidado impactando vidas além das fronteiras familiares, criando laços de amor e apoio.

A todos esses agentes de amor e cuidado que preenchem nossas vidas com sacrifícios e dedicação, à todas as mães que enfrentam desafios e adversidades, mas nunca desistem; às mães solos que com sua coragem e determinação enfrentam as linhas; às que lutam por justiça e igualdade, que trabalham duro para sustentar suas famílias, ensinando com sabedoria e paciência e as que conduzem seus filhos no caminho de Cristo, sendo essa uma grande responsabilidade. 

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Para todas as mães, de todas as formas e feitios, neste Dia das Mães, celebramos vocês com gratidão, amor, nosso tempo e esforços, e com orações.

Rev. Gabriel Aquino da Cruz

Rev. Gabriel Aquino da Cruz

Pastor da Igreja Presbiteriana do Jd. Itapuan, Santo André - SP. É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, doutorando em Letras (UPM), Mestre em Ciências da Religião (UPM), Bacharel em Teologia (JMC/UPM) e Bacharel em Administração (USCS). Um dos autores do livro “500 anos da Reforma: muito além da religião”, TENEO Editora.

Compartilhe ; )

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Fique por dentro de tudo que acontece na IPJI

Não perca nada! Receba novidades por e-mail

Faça parte do nosso grupo Oficial no Whatsapp