Jubileu de Ouro
Igreja Presbiteriana no Jardim Itapuan
Desde 1972
- Nossa Comunidade
- Conheça nossa Igreja
- Nossas crenças
- Conselho
- Junta diaconal
50 anos de história, Evangelizando e proclamando a Palavra do Senhor
“…Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. (Mt 16,13-19)
A Igreja Presbiteriana no Jardim Itapuan está em festa, pois comemora 50 anos de história ! Ao longo desta jornada muitos foram os desafios que nossos irmãos fundadores enfrentaram para espalhar a Palavra do Senhor e proclamar seu evangelho a todas as criaturas.
Recordar é viver, por isso nada mais justo que neste Jubileu de Ouro, relembremos um pouco como a IPJI originou-se e como permanece até os dias de hoje, sendo pedra angular e pilar de salvação acolhendo a todos que desejam trilhar os caminhos do Senhor.
A origem da nosso igreja se inicia em 1959, quando os irmãos Jaci Bravo, João Antunes, Júlio Ferreira de Lima e Paulo Cavalcante dos Anjos, residentes nas imediações do Jardim Santo Alberto, e pertencentes à Igreja Presbiteriana do Parque das Nações, impelido pelo amor em Cristo, e levando em consideração as dificuldades de locomoção para participarem dos cultos, resolveram estabelecer ponto de pregação em suas casas, principalmente na de Jaci e João Antunes. Neste entretempo conheceram Jocelino dos Santos, que em virtude da proximidade com estes homens acabou se convertendo ao evangelho. O empenho desses pioneiros foi tanto, que além de ceder parte de seus imóveis, oferecer mão de obra própria na construção de espaços, ainda suportaram os custos financeiros da obra.
Após algum tempo, devido à transitoriedade e capacidade limitada dos locais de culto e ensino, e com a chegada das famílias de Ângelo José dos Santos esposa e filhos, Aurélio Pedreira Gonçalves esposa e filhos, Samuel Braga esposa e filhos, Lindaura Brito e filhos, os espaços ficaram pequenos. Foi quando João Mariano 1960, cedeu parte de seu terreno no Parque Capuava, visando à construção de um espaço maior para a realização dos cultos à Deus, sendo que a ocupação ocorreu no mesmo ano, e sob a responsabilidade do Rev.Oscar Chaves por designação do Presbitério da Borda do Campo. Foi neste espaço que o grupo se tornou oficialmente congregação da Igreja Presbiteriana no Parque das Nações.
Alguns anos depois, os irmãos com recursos próprios, e aporte financeiro maior dos irmãos Eliseu Pavarini e Gerson Guerra compraram um terreno na Rua Singapura, no Jardim Santo Alberto, em nome da Igreja Presbiteriana do Parque das Nações, por estar subordinada a ela, quando a construção estava quase concluída, os irmãos se mudaram para lá, agregando nela as novas famílias de Ana Santana e filhos, Donatília Novaes e filhos, Gercídio Aprigio de Oliveira esposa e filhos, Raimundo Carneiro esposa e filhos, Rubens dos Santos esposa e filhos e Vicência Cantuário e filhos, e muitas outras famílias que foram se achegando, sendo que algumas delas permanecem até hoje e outras se foram por motivos e circunstâncias diversas. Foi neste local que o espaço foi oficialmente designado como congregação.
No dia 14 de fevereiro de 1972 a congregação se organizou em igreja, com a presença dos seguintes membros da Comissão Especial Executiva do Presbitério da Borda do Campo: Oscar Chaves (Pastor da Igreja Presbiteriana em Santo André e relator da comissão), Milton Ferreira Ribeiro (Pastor da Igreja Presbiteriana no Parque das Nações), Durval Barros Correia, José Batista, José Afonso de Oliveira. Sendo eleitos para o primeiro conselho, os seguintes irmãos: Oscar Chaves, Evilásio Ramos de Novais (Secretário), Jocelino dos Santos, Júlio Ferreira de Lima, Paulo Cavalcante dos Anjos. E também a primeira junta diaconal:Hélio Teixeira Gonçalves (presidente), Jailson Ramos de Novais e Gercídio Aprigio de Oliveira.
Foi também neste local, antes da organização em igreja, que os irmãos João Antunes e Paulo Cavalcante dos Anjos se tornaram os primeiros diáconos, e os irmãos Jaci Bravo e Jocelino dos Santos os primeiros presbíteros.
O destemor desses pioneiros foi tanto que 1969, por determinação do conselho da Igreja Presbiteriana no Parque das Nações, inauguraram um ponto de pregação na Rua Sapucaia no Parque Erasmo Assunção, sendo este um espaço da residência dos irmãos Ozias e Adália Ferreira de Lima.
Foi aí que funcionou a primeira Escola Dominical no período da tarde, de onde se originou a Igreja Presbiteriana no Parque Erasmo Assunção. Destaca-se que além do referido trabalho, os dirigentes em diferentes épocas abriram ponto de pregação na casa de Maria da Conceição Santos, no Parque Capuava, e foi sob a orientação do Rev. Ademir Ramos de Novais que no Jardim Silvia Maria foi aberto dois pontos de pregação, sendo que no Jardim Sônia Maria, além de uma congregação, também foi aberto um trabalho evangelístico-social com apoio de uma igreja coreana, e mais um ponto de pregação com os mesmos propósitos e financiadores no Parque Novo Oratório em Santo André. Destaca-se a pessoa da irmã Conselita Nery à frente do projeto no Parque Novo Oratório.
Por determinação do conselho sob a direção do Rev. Édimo Antônio Ribeiro foi comprado um imóvel para habitação pastoral, e quatro lotes de terreno no Jardim Itapuan, para construção de futuro templo. Como incremento na construção do novo templo, tanto o imóvel da casa pastoral como o imóvel na Rua Singapura onde funcionou a igreja cujo imóvel foi vendido.
Pela providência do nosso Deus em 30 de dezembro de 2001, já se erguia um novo templo, ainda em construção. Em caráter provisório foi celebrado o primeiro culto a Deus pelo Rev. Luigi Fernando Scotuzzi.
Neste ano de Jubileu de Ouro da igreja o conselho está assim constituído: Gabriel Aquino da Cruz (Pastor presidente), Samuel Alves de Castro (Pastor auxiliar), Marcos de Souza Lino Júnior (Vice- presidente), Renato Muchiutti (Secretário), David Brito de Almeida, Gildevá Santos Silva Ricardo Camargo, Valmir Pereira da Silva. E a junta diaconal assim constituída: Ailton Antonio, Azarias Veríssimo Junior, Edson Hermenegildo dos Santos, Eduardo Antunes Abreu, Jeferson Teixeira Gonçalves, José Roque da Silva, Marco Antonio Moreno Tracastro e Welinton Teixeira Gonçalves.
Somos uma comunidade cristã feita por pessoas que amam a JESUS! Nossa comunidade, muitas são as conquistas e alegrias que acumulamos nesses 50 anos de Jubileu de Ouro. Como Igreja que vive e cresce no amor de Jesus Cristo, buscamos nos encontrar, partilhar a Palavra, e celebrar a vida em comunidade, pois “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, EU estarei no meio deles” (Mateus 18:20).
Fique por dentro da nossa agenda de programações:
Para o nosso culto dominical já contamos com confirmação de presença dos seguintes pregadores:
Rev Wilson Sant’Ana – 20/03
Rev Fabiano – 10/04
Rev Heber Carlos de Campos (pai) – 01/05
Rev Donizete Ladeia – 19/06
Rev Ronaldo Adriano – 31/07
Rev Joel Farias – 21/08
Rev Paulo Alexandre – 18/09
Rev Ademir Novaes – 09/10
Rev Marco Antônio Sérgio da Costa – 20/11
Rev. Esdras – Secretário Nacional – 26/11
Rev Rosther Guimarães – 04/12
Compartilhe: