Laços de Amor e Amizade na UMP
Na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), a organização por sociedades internas desempenha um papel fundamental na vida de seus membros. Até os 35 anos, essas sociedades se dividem por faixa etária: dos 6 aos 11 anos, temos a União de Crianças Presbiterianas (UCP); dos 12 aos 18 anos, a União Presbiteriana de Adolescentes (UPA); e dos 19 aos 35 anos, a União de Mocidade Presbiteriana (UMP). Após essa idade, os membros podem participar da União Presbiteriana de Homens (UPH) ou da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF).
Essa estrutura é vital para compreender o tema deste artigo: a UMP cria laços para a vida. Esses laços vão além das amizades e incluem relacionamentos amorosos que florescem e se transformam em famílias espalhadas por todo o Brasil. Na nossa igreja, temos diversos casais cuja história de amor começou em programações das sociedades internas. O meu caso, por exemplo, e o do meu esposo, Pb Marcos, começou graças à UMP.
Uma História de Amor
Em 2009, eu fazia parte de um grupo musical chamado Tempo Para Tudo. O líder do grupo era membro de uma lista de e-mails que divulgava eventos em todo o estado de São Paulo. Foi assim que nosso trabalho chegou ao conhecimento de Marcos, que nos convidou para cantar no culto de abertura dos trabalhos da UMP da sua igreja.
Lembro com carinho do vestido que usei naquele culto – o zíper estourou e minha tia Célia teve que costurá-lo em mim. Após a apresentação, começamos a conversar pelo MSN. Esse primeiro contato foi em fevereiro, mas só retomamos a conversa, com mais intensidade, após um reencontro em novembro de 2009, durante o culto de encerramento das atividades da UMP.
A Construção de uma Vida Juntos
No dia 18 de dezembro de 2009, começamos a namorar e desde então nunca mais nos separamos. São quase 15 anos juntos, entre namoro, noivado e casamento, com inúmeras histórias para contar, muitas delas envolvendo o trabalho do Senhor através da UMP. Nós somos a prova viva de que buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça faz com que todas as demais coisas nos sejam acrescentadas. O que começou como mais uma programação da UMP se transformou em uma história de amor que nos deu três filhas, dois cachorros e incontáveis histórias e boletos para pagar.
Neste Dia dos Namorados, celebramos não apenas o amor romântico, mas também a importância das comunidades de fé em formar laços duradouros e significativos. A UMP da IPB Jardim Itapuan continua a ser um terreno fértil onde amizades e amores florescem, criando histórias que glorificam a Deus e enriquecem a vida de seus membros.
Rev. Gabriel Aquino da Cruz
Pastor da Igreja Presbiteriana do Jd. Itapuan, Santo André - SP. É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, doutorando em Letras (UPM), Mestre em Ciências da Religião (UPM), Bacharel em Teologia (JMC/UPM) e Bacharel em Administração (USCS). Um dos autores do livro “500 anos da Reforma: muito além da religião”, TENEO Editora.