Por que é Essencial Ensinar às Crianças a Amar a Deus
Não há nada mais contagiante do que o riso de uma criança, mas infelizmente, esse som tem se tornado menos frequente. Nos últimos anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou um aumento alarmante na taxa de depressão entre crianças de 6 a 12 anos, passando de 4,5% para 8%. Uma das principais razões para esse triste cenário foi a pandemia e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos.
Vivemos em uma época em que a correria do dia a dia muitas vezes nos força a deixarmos os filhos sob os cuidados de terceiros ou entretidos por telas enquanto enfrentamos inúmeras responsabilidades. Compreendemos que muitos pais e mães não têm a opção de abrir mão do trabalho para permanecer em casa. No entanto, não podemos ignorar a importância do tempo de qualidade com nossos filhos, nossos tesouros mais preciosos. Devemos estar atentos para não permitir que eles sejam impressionados por gamers, estrelas pop ou artistas que nem sempre transmitem valores positivos.
As crianças, assim como os bebês, aprendem principalmente através do que veem e experimentam. Portanto, é fundamental que nós, pais, sejamos o exemplo que desejamos que eles sigam. Começando desde o momento em que acordamos, agradecemos pelas vitórias que Deus nos concede, demonstrar paciência e honestidade, amar o próximo e sermos modelos práticos de imitadores de Cristo a todo momento, como nos ensina em Deuteronômio 6:4-9.
"...
4 — Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.
6 Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração.
7 Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.
8 Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos.
9 E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas.
..." Deuteronômio 6:4-9
Um dos aspectos mais cruciais da criação de nossos filhos é ensiná-los a amar a Deus. Isso envolve não apenas levar nossos filhos à igreja, mas também garantir que eles vejam como um lugar acolhedor onde possam se sentir em casa, fazer amigos verdadeiros, encontrar conselheiros espirituais e ter modelos inspiradores. Devemos cultivar neles o amor e a alegria de estar na casa do Senhor.
As Escrituras nos afirmam em Salmos 128:1: “Bem-aventurado aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos”. Queremos que nossas crianças experimentem a verdadeira felicidade, andando nos caminhos do Senhor e amando-O de todo o coração. Ensinar-lhes a amar a Deus é um dos maiores legados que podemos deixar para as próximas gerações. Portanto, vamos investir tempo e esforço em direcionar nossos filhos no caminho da fé, para que possam desfrutar de uma vida abençoada e significativa.
Tatiane Nery Tracastro Casanova
Conselheira da União de Crianças Presbiterianas (UCP) da Igreja Presbiteriana no Jardim Itapuan (IPJI).